Augusto Pascutti
por Augusto Pascutti
1 min. de leitura

Categorias

  • 5min

Ao desenvolver, escrever é uma parte bem pequena do trabalho. Ler é a maior. Sua IDE favorita impede você de melhorar, com a navegação facilitada pelo código é bem fácil ignorar código ruim. E bom. Não quero nenhuma guerra santa contra IDEs mas, por favor, comece a tentar entender o código que você (e outras pessoas) escreve(m).

Um código bom é como um livro do Isaac Azimov: curto, expressivo e inspirador. Ele esconde camadas e mais camadas de decisões nos lugares onde elas pertencem, através de uma interface clara e extensível.

Você precisa consumir código bom, como o Unix, e ser preguiçoso. Pegue uma tarefa repetitiva no seu dia a dia e a automatize. Considere o terminal como sua IDE e viva com ele:

  1. Receba no seu e-mail os 5 posts mais votados no HN, que estiveram lá por mais de 3 horas.
  2. Atualize os projetos importantes pra você no começo do dia, com um resumo do que aconteceu com eles enquanto você esteve fora.
  3. Garanta que sua suíte de testes automatizados seja exatamente isso. Se você precisa navegar ou usar outras coisas pra testar, vá caçar o que aconteceu de errado e arrume sua vida.

Estude código de outras pessoas, pegue um projeto que você usa e vá aprender como ele funciona. Pare de achar que ignorância e economia de tempo são a mesma coisa, que esse conhecimento em nada vai agregar na sua vida. Você sabe como os Mocks do PHPUnit funcionam, por exemplo? Que praticamente tudo que usa no ZSH é possível no BASH, sem todos os problemas?

Nada me ensinou, e me ensina, tanto quando o Unix. Então leia. Se permita ser mais preguiçoso e pare de reinventar a roda.