Augusto Pascutti
por Augusto Pascutti
7 min. de leitura

Categorias

  • Desenvolvimento

Você trabalha com desenvolvimento, seja em equipe ou sozinho, você precisa de um sistema de controle de versões. É simples assim. Você precisa e ponto. Fazendo uma analogia a religiões, toda religião que se preze deveria ter um Deus como o Monstro Spaguetti Voador assim como todo desenvolvedor que se preze deveria se apegar a um software de controle de versões.

Existem diversos deles, o intuito aqui é apresentar os que considero sendo os dois principais existentes e ajudar você a escolher um deles.

Controle de Versões 101

Um sistema de controle de versões deve, invariavelmente, manter versões de seu software. Dã! Pra isso, ele centraliza todo o código em um repositório que é basicamente um banco de dados com todo código da sua aplicação. Alterações nunca são feitas diretamente no repositório, ele é o altar (ou aterro sanitário) de todo seu código. As alterações devem ser feitas em cópias locais de trabalho ou as working copies e elas (sim) enviam as mudanças de código para os repositórios através de commits.

Funciona basicamente assim: você configura o servidor e cria um repositório, depois você solicita ao repositório uma cópia daquele código (checkout), essa cópia é sua working copy, sua cópia de trabalho. Você segue destruindo tudo o que um dia foi bonito e funcional, e assim que se dê por satisfeito, você envia as modificações para o repositório através de um commit. Nenhuma alteração da sua cópia de trabalho vai para o repositório sem que você efetue o commit.

Todo commit gera uma nova revisão do código como um todo. Se você estiver trabalhando sozinho, o fluxo de trabalho é basicamente este. Agora, se existerem mais pessoas (ou macacos, ou bestas, ou antas, mulas, etc …) a coisa pode ficar mais legal. Como cada commit gera uma revisão e as revisões não são enviadas automaticamente para todas as cópias de trabalho (se você alterou algo em que outra pessoa esteja trabalhando, alguém vai ter de fazer o trabalho de condenado e juntar essas duas revisões), é necessário que você (e os demais) atualizem suas cópias de trabalho com o código existente no controle de versões.

O update (atualização) é basicamente o envio de um delta (uma diferença) pelo repositório para sua cópia de trabalho, essa diferença é feita com base na revisão que está sua cópia de trabalho com a do repositório.

O repositório é responsável por manter a integridade do código, portanto ele não permite que alguém em uma revisão anterior a atual (head) envie alterações (commit). Essa lambança toda pode (e irá) gerar conflitos. Você e o Zezinho estão alterando o mesmo arquivo, se o Zezinho efetuar o commit antes de você, você terá de fazer um update da sua cópia local para depois enviar seu commit. Como vocês alteraram o mesmo arquivo, o sistema de controle de versões irá gerar provavelmente um diff entre seu arquivo e o do repositório (que é a revisão do Zezinho) e através desse diff você irá gerar a versão atual do arquivo em questão. Eu disse provavelmente porque se as diferenças não estiverem nas mesmas linhas é muito provável que o próprio sistema de controle de versões resolva o conflito em si.

Resumindo: você faz um checkout a partir do repositório para obter sua working copy, faz as alterações que forem necessárias e efetua um commit para gerar uma nova revision do código. Simples, certo? É simples mesmo.

O que o controle de versões traz a você?

Ele é o histórico de todo seu software. Através dele você consegue saber quem alterou o que, quando e se a pessoa for minimamente digna, o porquê. O “porquê” só está disponível para você caso a pessoa que efetuou o commit informe um log das alterações que foram enviadas.

Se você tem um software que roda em vários clientes e você deseja atualizar o software no cliente; você pode fazer isso pedindo um diff para o repositório da revisão do software no cliente para a revisão que você deseja que o software seja atualizado. Esse diff pode ser aplicado de diversas maneiras de forma automática no código do cliente e você será uma pessoa extremamente feliz.

Sabe aqueles blocos de código comentados que volta e meia aparecem? Então, eles vão para o limbo, uma vez que você não precisa mais ficar guardando eles. Eles estão sãos e salvos no repositório em alguma maldita e esquecida revisão.

Quais os sistemas de controle de versão existentes?

Existem vários. Mesmo. O PHP utiliza atualmente o SVN, mas antes dele utilizava o CVS. Agora, o buzz do momento (do passado, eu diria. Ele já está aí a um bom tempo) é o Git. Eu não pretendo detalhar cada um, até mesmo porque não cheguei a utilizar todos, mas pelo menos dois que tenho uma experiência razoável e são software-livre.

Existem outros, como:

Subversion (SVN)

Ele é a evolução do CVS. Evolução por algumas diferenças sutis que no fim resolvem um grande problema. No SVN um commit é atômico (assim como em praticamente todos os demais sistemas de controle de versões), ou seja: o commit só acontece caso tudo tenha dado certo. Agora vem a pergunta: o que pode dar errado? Instabilidade na rede. Você faz seu commit e sua cópia de trabalho está enviando o delta para o repositório, sua conexão cai ou um tsunami acaba com tudo; no SVN caso coisas assim aconteçam, o código no repostírio permanece intacto (coisa que no CVS não acontecia).

No subversion também, o ato de copiar um diretório de dentro do repositório é uma operação “barata”. Ele não vai duplicar os arquivos, ele vai simplesmente criar um apontamento para a revisão da onde aquele diretório saiu e manter os deltas daquele “novo” diretório dali para frente. Isso é útil quando você precisa “congelar” uma revisão, o que normalmente acontece quando você tem o release do seu software; você vai lá, copia todo o diretório da sua aplicação e renomeia o diretório com o nome da versão. Pronto.

O SVN hoje é mantido pela Apache, é um projeto extremamente maduro e uma infinidade de ferramentas que suportam ele. Diria que ele é praticamente o sistema de controle de versão padrão de qualquer software que se integre a um controle de versões. Ele surgiu em 2000 e possui muito material por aí ensinando e ajudando a utilizá-lo.

Git

O Git é o menino prodígio atual do grupo. Ele é na minha opinião (e na de muitos) o melhor existente. Ele foi criado com um propósito simples: ser utilizado no desenvolvimento do kernel do Linux. Em 2005 um ato infeliz, interpretado de maneira infeliz e colocado a público por um idiota fez com que a licença do BitKeeper que o kernel utilizava de forma gratuita fosse revogada e como nenhum sistema de controle de versões existente (livre e comercial) atendeu as demandas do senhor Linus, ele resolveu desenvolver um. A título de curiosidade, acho que lembro de todas elas:

  • Manter o código intocado, não importa o que
  • Ser distribuído, a fim de não necessitar de conexão com internet para que commits sejam efetuados
  • Ser rápido

Com relação a manter o código “intocável”, ele queria que o repositório fosse resistente a corrupção de dados. Acredite, isso acontece com uma frequência enorme quando você tem um volume de escrita muito grande em disco. Pra que haja essa segurança, o Git faz um hash de tudo que entra e sai dele; se o hash que foi enviado ou que existe agora não é o mesmo hash da revisão que originou aquilo, algo aconteceu.

A parte de ser distribuído é interessante. Toda cópia local de trabalho é um repositório também, ou seja; possui todo o código e todas as revisões existentes. Quando você efetua um commit, você está enviando a alteração da sua cópia local para um repositório local; e só depois, através de um push você envia suas alterações para outro repositório, no caso o origin (a origem).

Quanto a velocidade, é ridículo comparar o Git ao Subversion. Sem exagerar, um commit no subversion pode demorar umas 50x mais do que um no Git dependendo da quantidade de arquivos, e eu estou considerando o commit e o push no Git.

O Git ainda merece uma menção honrosa com relação a resolução de conflitos. Ele resolve em praticamente todos os casos os conflitos de arquivos sozinho. Sinceramente, se algum software algum dia publicar uma libnorris, um dos meus candidatos favoritos a essa façanha é o Git.

A desvantagem em relação ao SVN é a quantidade de suporte disponível por aí. Apesar de já ser bem grande e rasoável, comparar o suporte ao Git contra o suporte ao Subversion é mais ou menos como comparar a velocidade dos dois, só que desta vez o Subversion da um banho no Git.

Conclusão

Se você já usa ou não um controle de versões, e não usa o Git (o Mercurial é praticamente um irmão gêmeo dele), dê uma chance a ele, só esteja preparado para ler um pouco e usar bastante o terminal (acredite, não é nada doloroso com o Git).

Caso você não seja uma pessoa muito apegada ao terminal, vá de SVN e seja feliz também.

Eu já conheço e já uso controle de versões

Ótimo para você. Você conhece branching Não?! Dê uma olhada e você será mais feliz ainda.

Dica de amigo: se você for desenvolver utilizando branching, o faça utilizando um sistema de controle de versões distribuído (Git, Mercurial, Monotone, Bazaar) porque eles vão fornecer um sistema de merge muito superior e vão poupar sagradas horas a você.