Augusto Pascutti
por Augusto Pascutti
2 min. de leitura

Categorias

  • PHP

Continuo seguindo com o resumo semanal do que acontece no PHP no mundo. Se você não tem muito tempo pra se atualizar, eu invariavelmente leio (tento) tudo que posso e tentarei manter essa assiduidade até o final do ano, espero que me ajudem com isso.

Campus Party

Caso você viva em outro planeta e chegou a esse blog por acaso, essa semana aconteceu a Campus Party Brasil 2011. Em sua quarta edição no Brasil as melhoras da organização são óbvias, apesar de alguns pecados cometidos.
Sim, faltou luz. Algumas vezes. Isso é chato? Extremamente, mas acredito que com certeza ano que vem não teremos mais esse tipo de problema.
Afinal, o que você faz na Campus Party?
Eu vou pra encontrar pessoas que gostaria de ter perto o ano todo, mas não tenho. Pessoas que contribuem muito com a linguagem e a web em geral. Conversar com elas vale muito mais do que a leitura de uma dúzia de livros.

Eu e o Dohms tivemos a oportunidade de palestrar de novo na Campus Party. Ele palestrou sobre como você pode crescer utilizando PHP, como você pode trilhar seu caminho nessa linguagem que cresce a cada dia; já eu ataquei os quatro principais frameworks do mercado, tentei ser o mais imparcial possível. As apresentações seguem abaixo:

Trilhando o Caminho PHP 2.0 - Campus Party 2011</embed>
Veja mais apresentações do Rafael Dohms.
Campus Party - Frameworks PHP</embed>
Veja mais apresentações minhas .

Desenvolvimento do PHP

  • Novas versões: Tivemos o lançamento de uma nova “minor” version, tanto pra árvore 5.2 quanto pra 5.3. A correção em questão é sobre uma brecha de segurança na conversão de strings em doubles. Mais informação
  • Perfomance Hash: Um pessoal fez um profilling do código atual do PHP e concluiu que era possível melhorar as funções de hash (MUUUUITA coisa depende delas). Fizeram um patch, enviaram e agora outras pessoas estão melhorando e garantindo que as coisas funcionem como deveriam. Software Livre é isso. Mais informações
  • Engraçado: A um ano atrás Há um ano alguém abriu um bug no PHP porque a função number_format() não estava retornando mais 0 (zero) e sim null após a atualização para o PHP 5.3.1. Ninguém mais nem menos que o Rasmus Lerdorf respondeu o bug pacientemente, mas a conversa vale a pena ser lida. O santo bug

Ferramentas

  • Phake: Uma nova ferramenta para mocking, baseada no Mockito do Java. Sua sintaxe é mais intuitiva do que a ferramenta de Mock nativa do PHPunit. Se você gostar dela, deveria dar uma olhada também no Mockery do Padraic.
  • Drupal 7: Saiu a nova major version do Drupal depois de quase 3 anos de desenvolvimento. O Drupal dispensa apresentações, mas se você não conhece; definitivamente deveria dar uma olhada.