Singleton

Augusto Pascutti bio photo By Augusto Pascutti Comment
Se você tiver preguiça de ler, leia só isso: Evite usar o Singleon. Ele tem seu uso, como está descrito no livro "Design Patterns":http://www.amazon.com/o/asin/0201633612, mas pra variar a galera simplesmente ignorou o que tá escrito lá e saiu usando isso de maneira leviana. Se eu não te convenci, pense nos bebês foca. Cada vez que você implementa o Singleton, um bebê foca é violentamente torturado e morto por alguma gangue extremista de uma região remota da Terra. Se eu ainda não te convenci, desculpas. Você vai ter que ler mais um pouco! h2. Singleton: A definição Todo Design Pattern segue uma estrutura comum: * Qual o problema a ser resolvido * Uma estrutura descrita em UML * Um exemplo de implementação Então vamos a razão de tanta atrocidade em relação aos bebês foca! h3. Sigleton: Qual problema ele resolve Existem casos (e sim, os malditos são poucos mas existem) em que precisamos garantir que temos uma instância só de um objeto. Isso vai contra todo o princípio da Orientação a Objetos, mas - de novo -, existem casos em que precisamos que uma classe não tenha uma penca de instâncias. Um filho bastardo já é merda o suficiente, então precisamos garantir que só ele exista! h3. Singleton: Mostrando o filho bastardo pro mundo !/res/img/singleton-uml.png(Diagrama de Classe: Implementação de um Singleton)! A implementação de um Singleton é essa. A classe tem um atributo que guarda a nossa única instância, um método garante o acesso a essa instância e o construtor da classe deve ser privado. Ele ser privado garante que a classe não consiga ser instanciada fora dela. Galere, lembrando que no PHP se você coloca um construtor como _private_, você não consegue instanciar a classe! O que é exatamente o que queremos. Controle de natalidade #ftw! h2. Onde o controle de natalidade falha A primeira falha do Singleton, não está nele. Está nas pessoas que implementam ele. Elas confudem o problema com um problema que elas têm hoje. Acham de forma ignorante que o Singleton vai resolver o problema delas. Vamos entender de novo pra que serve o Singleton: precisamos ter uma instância só de uma classe. Você entendeu bem esse problema? Tem certeza?! Vou te mostrar como você ainda não entendeu o problema:


O uso do Singleton aí em cima é de um exemplo real. Do Zend Framework. Ele está certo? Não. Porque não!? Eu não vou entrar no mérito de discutir o que é o "FrontController":http://java.sun.com/blueprints/patterns/FrontController.html, mas eu explico pra vocês. Front Controller é um Design Pattern que resolve o problema de ser o único ponto onde as requisições são feitas. Agora encontrem o erro nas peças: * Único ponto de entrada de requisições * Única instância de uma classe As peças são iguais? Não! Então porque PORRA tem um singleton implementado no Front Controller do Zend Framework? Essa é uma boa questão. h2. Os problemas só começaram Eu sinceramente não entendo o porquê do Singleton no Front Controller, mas olha o tipo de problema que ele gera:

getProperties() as $property) {
            $name = $property->getName();
            switch ($name) {
                case '_instance':
                    break;
                case '_controllerDir':
                case '_invokeParams':
                    $this->{$name} = array();
                    break;
                case '_plugins':
                    $this->{$name} = new Zend_Controller_Plugin_Broker();
                    break;
                case '_throwExceptions':
                case '_returnResponse':
                    $this->{$name} = false;
                    break;
                case '_moduleControllerDirectoryName':
                    $this->{$name} = 'controllers';
                    break;
                default:
                    $this->{$name} = null;
                    break;
            }
        }
        Zend_Controller_Action_HelperBroker::resetHelpers();
    }
}
?>
A gente precisa de um método, que "simule" a criação de uma nova instância da classe. Porque precisamos disso se é só dar um _new_ e tá tudo certo? Porque fizemos um Singleton. Pior! No Zend Framerk, o FrontController não implementa Singleton porque ele permite que a classe seja instanciada fora dela! Porque? Também não sei. No mínimo existem umas 50 linhas relacionadas ao Singleton-que-não-é-singleton que não tem função nenhuma no código a não ser piorar tudo! h2. As outras faces do Singleton Sério, eu poderia escrever dias sobre os problemas que o Singleton pode trazer pra sua vida, mas vou me ater a listar apenas alguns pontos que me vém a mente agora: * Ele vai contra todo o conceito de Orientação a Objetos * Uma classe que implementa Singleton simplesmente é um PARTO de extender * Você não tem controle sobre a instância. Qualquer imbecil pode usar ela a qualquer momento, jogar alguma coisa ou até mudar alguma coisa sem que você saiba. Ok, você pode saber, mas vai ser tarde demais * Por causa do ponto acima, testar um Singleton com 100% de isolação é praticamente impossível * As pessoas tendem a confundir o Singleton com a necessidade de métodos estáticos (que também são uma merda) * Você gasta memória sem precisar. Sério, você não usa aquela instância Chuck Norris de Singleton durante todo o tempo que você obrigou ela a ficar lá te esperando na memória. * Pessoal tende a usar Singleton em uma classe que simplesmente é um repositório de métodos aleatórios pra resolver problemas genéricos demais (dica: Uma classe que pode ser instanciada deve sempre ser especificação de algo, nunca generalização) h2. Conclusão Don't fucking use Singleton! Vá ler mais sobre Design Patterns! Vá entender realmente o que é Orientação a Objetos antes de sair convertendo um código procedural dentro de classes e chamar isso de Orientação a Objetos. Revise o que outros desenvolvedores já fizeram e chegue em SUAS conclusões. Garanto pra você que elas serão muito melhores que as minhas! Aliás, espero elas hein! Tem muito lixo por aí, mas não quero desemerecer quem fez as coisas. No fim, a diferença entre eles (Zend Framework, por exemplo) e nós é que eles fizeram. Nós não. h2. Você deveria ler também Reuni alguns posts que valem ser lidos que achei em uma busca rápida pelo santo Google. São pessoas muito mais inteligentes que eu e você, muito mais experientes e que provavelmente sabem o que estão falando. * "Singleton considerado estúpido":https://sites.google.com/site/steveyegge2/singleton-considered-stupid * "Porque evitar o uso do Singleton":http://www.as3dp.com/2008/11/26/we-don%E2%80%99t-need-no-stinkin%E2%80%99-singletons-why-to-avoid-the-singleton-pattern-in-actionscript-30-programming
comments powered by Disqus